A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu os suplementos alimentares que possuem ora-pro-nóbis no Brasil. A norma publicada no Diário Oficial da União desta quinta (3) não permite que este produto seja fabricado, vendido, distribuído e nem propagado.
Segundo a agência, a planta não está na lista de ingredientes autorizados para uso em suplementos alimentares. Além disso, tem irregularidades na venda e divulgação desses produtos, pois não seguem normas estabelecidas para alimentos. Empresas que descumprirem a determinação poderão sofrer sanções, como pagamento de multa e a apreensão de produtos.
O recolhimento de produtos à base da planta, já comercializados, também foi determinado. A agência reforçou algumas normas aos consumidores ao adquirirem os suplementos alimentares, como não consumo de produtos sem aprovação da Anvisa ou fora das normas sanitárias, e a verificação de registros que estejam conforme a legislação vigente.
A ora-pro-nóbis é uma planta trepadeira cactácea e perene, originária do continente americano. A planta é classificada como alimentícia não convencional e utilizada na gastronomia. Suas folhas são utilizadas em receitas de pratos e até de bebidas. Já os suplementos do tipo são considerados natural e rico em proteínas e fibras.
com informações do Metrópoles
Compartilhe no WhatsApp
Comments