Com apoio do Banco do Nordeste (BNB), a agroindústria Naturê do Brasil conseguiu R$ 13,5 milhões para implantação de uma unidade industrial de beneficiamento de açaí no município de Una, no sul da Bahia. Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). A fábrica será composta de uma unidade industrial com quase quatro mil metros quadrados e a expectativa para início das atividades é de cerca de um ano e meio.
Um dos sócios, Silas Huguinin, comentou o projeto. “Gostaria de agradecer primeiro a todos os responsáveis por realizar esse grande projeto. Ao Banco do Nordeste que nos apoiou até aqui, tanto a agência Camacan como as demais áreas. Com o início das obras, a Naturê vai gerar 30 empregos diretos imediatos. Após a conclusão, prevemos 33 funcionários por turno”, explica.
Segundo Huguinin, o estudo mercadológico realizado para implantação indica que a cada emprego direto gerado na indústria são gerados outros cinco indiretos, pelo fomento do agronegócio, das oficinas e logística. “Nós almejamos alcançar em breve as certificações necessárias para chegarmos a outros países e nos tornarmos referência no mercado”, destaca.
IMPACTAR POSITIVAMENTE
De acordo com o superintendente estadual do BNB na Bahia, Pedro Lima Neto, o banco atua para gerar renda e empregos na região. “Os investimentos realizados pelo BNB têm, por finalidade, impactar positivamente a nossa área de atuação. A agroindústria, como agente de transformação local, traz esse resultado não só na geração direta, mas também indireta, em forma de benefícios ao entorno”, enfatiza.
Silas Huguinin diz que a Naturê almeja implantar tratamento criterioso desde a colheita dos frutos, embalagem, higienização e sanitização até o beneficiamento, com alta performance do processo e foco em sustentabilidade. Na primeira etapa, a unidade atenderá as demandas dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
com informações do Bahia de Valor
Compartilhe no WhatsApp
Comments