DestaquesGeral

Sudene define plano e várias obras na Bahia serão contempladas

0

Várias obras importantes na Bahia terão reforço da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O Conselho Deliberativo da instituição se reuniu em Recife, nessa segunda (10), e tratou de pautas estratégicas para a região Nordeste, incluindo o PRDNE (Plano Regional de Desenvolvimento) 2024-2027, que define os eixos, programas e ações estratégicas prioritárias, além das diretrizes do Fundo Constitucional – FNE 2023.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi representado pelo secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, que destacou a importância da Sudene para o desenvolvimento sustentável no Nordeste. “Sob a liderança do governador Jerônimo, estamos comprometidos no Governo da Bahia com a superação das desigualdades regionais, buscando sempre soluções inovadoras e alinhadas com as demandas e necessidades, especialmente, dos que mais precisam da atenção do poder público. Com planejamento, gestão estratégica e políticas públicas efetivas, conseguiremos construir um Nordeste ainda mais forte, próspero e inclusivo”, destacou.

Novo superintendente da Sudene, Danilo Cabral tomou posse durante a reunião do Conselho e explicou que o PRDNE conta com 19 programas, 112 projetos estruturantes, 90 ações estratégicas e 23 ministérios parceiros. Confira alguns dos projetos estruturantes da Bahia selecionados para receber aporte:

> Requalificação da malha ferroviária (Fiol e Ferrovia Centro Atlântica);
> Duplicação e restauração da BR-242 (Barreiras/Luis Eduardo Magalhães);
> Implantação do Porto Sul;
> Extensão do Metrô de Salvador e Lauro de Freias;
> Programa Bolsa Presença;
> Expansão do Cinturão Digital do Nordeste (Projeto Rede Troncal);
> Canal do Sertão;
> Implantação de barragens (Morrinhos, Rio da Caixa e do Sincorá).

Estiveram presentes na reunião governadores; autoridades; o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional Waldez Góes; Paulo Câmara (presidente do BNB); André Sampaio (representante da Confederação Nacional de Municípios); José Álvares Vieira (representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA); Raimundo Lopes Júnior (representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI); Júlio Pinheiro (representante da Associação Brasileira de Municípios – ABM).

com informações do Bahia Econômica / Foto: Douglas Fagner

Compartilhe no WhatsApp

Indústria de gás natural vai investir R$ 180 milhões em Itabuna

Previous article

Veja as vagas que o Sinebahia tem para Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *