DestaquesEconomia

Sudene apoia projetos de 10 startups baianas

0
Foto: Elvis Aleluia

As startups são empresas emergentes e recém-criadas ainda em fase de desenvolvimento. Elas são alvos de grandes investimentos do setor privado e de entidades públicas, como a Sudene. Na Bahia, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste vai apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores de 10 startups. Serão investidos R$ 512,2 mil em empresas selecionadas em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

“Essa é uma ação de fomento à inovação no Nordeste promovida pela Sudene. É importante fazer a ligação de quem faz a pesquisa e ciência nas startups com a Nova Indústria Brasil (NIB), que colocou como eixo estratégico o Complexo Econômico Industrial da Saúde e o Nordeste tem muitas oportunidades. O papel da Sudene é vincular aqueles empreendedores que estão começando com as demandas das grandes empresas de saúde que atuam na região”, afirmou o superintendente da autarquia, Danilo Cabral.

Segundo a Sudene, a maior parte das empresas selecionadas atua na área de saúde. Mas há iniciativas na área de segurança, alimentos, piscicultura e inteligência artificial. Os recursos são repassados às empresas através de termos de outorga. “Nosso objetivo é contribuir para a competitividade econômica e o desenvolvimento social do Nordeste, fomentando a inovação”, explica o coordenador de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação, Manoel Barreiros.

Os recursos são oriundos do valor correspondente a 1,5% das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). O investimento total da Sudene no apoio a startups é de R$ 5,6 milhões. No total, são 103 empresas nos estados de sua área de atuação.

“Esta é uma iniciativa inédita para estimular o empreendedorismo associado à inovação no Nordeste. Apoiar o desenvolvimento tecnológico de soluções que conversem com as necessidades sociais da região é uma das estratégias da Sudene para dinamizar o mercado de ciência e tecnologia, direcionando-o à redução das desigualdades regionais”, frisou Danilo Cabral.

com informações da Sudene

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus na rota dos eventos e ações de inclusão pelo esporte apoiados pela Sudesb

Previous article

Itabuna inicia 5º ciclo de combate às larvas do Aedes aegypti

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *