DestaquesPolítica

STF afasta Adolfo Menezes da Presidência da AL-BA

0
Foto: reprodução redes sociais

O cenário da política baiana foi sacudido nesta segunda (10) com o afastamento do reeleito presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Adolfo Menezes (PSD). A decisão foi do Supremo Tribunal Federal (STF), assinada pelo ministro Gilmar Mendes, atendeu a um pedido do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL). Ele contestou a legalidade do terceiro mandato consecutivo de Menezes.

Coelho havia acionado o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) através de um mandado de segurança para impedir a permanência de Menezes no cargo. Com o pedido negado, o parlamentar recorreu ao STF, solicitando também a anulação de todos os atos administrativos realizados por Menezes desde sua posse no terceiro mandato.

Responsável pela matéria, o ministro Gilmar Mendes rejeitou a anulação dos atos administrativos, mas decidiu pelo afastamento de Menezes. O magistrado argumentou que o STF já consolidou o entendimento de que a reeleição para cargos da Mesa Diretora das Casas Legislativas estaduais ou municipais deve ser limitada a uma única recondução consecutiva.

“A reeleição sucessiva de Adolfo Menezes ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia para um terceiro biênio consecutivo contraria o entendimento fixado nas ADIs 6688, 6698, 6714 e 7016, que vedam a reeleição ilimitada para o mesmo cargo na Mesa Diretora do Poder Legislativo”, destacou Mendes.

Como a decisão é preliminar, o caso ainda será julgado de forma definitiva. Enquanto isso, Adolfo Menezes permanecerá afastado da presidência da AL-BA até a conclusão do julgamento.

com informações do Bahia Notícias

Compartilhe no WhatsApp

Espanha vai votar redução da jornada de trabalho para 37,5 horas semanais

Previous article

Vário bairros de Itabuna recebem serviços de limpeza e manutenção de redes

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *