DestaquesPolítica

Sob clima forte, Senado recebe ativista ambiental Greta Thunberg

0

Nesta sexta (10), o Senado receberá a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, que participará de sessão sobre o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em agosto. Proponente da sessão e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, o senador Jaques Wagner (PT-BA) diz que o debate visa aumentar a consciência da população sobre os impactos das mudanças climáticas no Brasil e no mundo.

“Precisamos agir agora. Vamos ouvir o que importantes nomes têm a nos falar sobre as mudanças climáticas. Greta, por exemplo, tem repetido constantemente que aqueles que não levam a crise climática a sério e não a tratam como uma crise, infelizmente, são uma parte do problema”, afirmou.

Para o líder baiano, o debate surge no momento em que o país precisa ser mais decisivo em relação às suas políticas ambientais e suas consequências, tanto sociais quanto de destruição dos biomas brasileiros – que impactam o clima, as condições para agricultura e para a economia.

OUVIR MAIS

Na análise de Wagner, o momento é importante para ouvir opiniões sobre projetos com grande potencial de danos ao meio ambiente. “Queremos ouvir dos convidados o que acham sobre a regularização fundiária, a demarcação de terras indígenas e o licenciamento ambiental. Projetos com esse teor precisam passar por um amplo debate antes de ser votado pelo plenário do Senado”, pontuou.

Participam do encontro Sir David King, co-fundador e presidente do Centro pelo Reparo Climático da Universidade de Cambridge; Dom Walmor, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); a ativista indígena Samela Sataré Mawe; e Renato Casagrande, governador do Espírito Santo e líder dos Governadores pelo Clima.

O clima ainda é forte no país após o 7 de Setembro e vale lembrar que Greta já criticou o presidente Bolsonaro pelo descaso com a Amazônia, que a chamou de “pirralha”.

Com informações do Senado

Compartilhe no WhatsApp

Caminhoneiros a favor do presidente bloqueiam estradas no País

Previous article

Ciro e MBL juntos? Presidenciável avalia se vai a ato do movimento

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *