Criado pelo governo Lula para ajudar as pessoas a quitarem suas dívidas, o Desenrola Brasil já sofre com ações criminosas. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu investigação para apurar golpes online envolvendo o programa lançado nesta semana.
Segundo o MPMG, os criminosos criam sites falsos, com símbolos do governo e do Desenrola, e promovem anúncios nas redes sociais para atrair pessoas interessadas em “limpar o nome”. Há ofertas de desconto de até 99%. “Quando as vítimas clicam, são enviadas para sites fraudulentos, que se passam por governamentais ou negociadores de dívidas, para obter dados das vítimas ou até mesmo para aplicar golpes financeiros”, disse o promotor de Justiça Mauro Ellovitch, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos.
“Além do estelionato [a vítima acredita que está quitando a dívida com a instituição financeira, mas, na verdade está pagando ao criminoso], as pessoas correm o risco de ter os dados pessoais, como nome, CPF, endereço e número da conta bancária, usados para a aplicação de outros golpes”, explicou o magistrado.
E há, o risco de contaminação do computador ou celular. “Esses links podem conter arquivos maliciosos, que a gente chama de malwares. Quando a vítima clica, o criminoso assume o controle da conta de rede social dela ou até do próprio celular”, afirmou Ellovitch.
com informações do g1 / foto: Oficina da Net
Compartilhe no WhatsApp
Comments