A coleta domiciliar de lixo em Itabuna foi normalizada após o prefeito Augusto Castro (PSD) intermediar as negociações entre a direção do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza do Sul e Extremo-Sul da Bahia (Sindilimp) e a empresa Biosanear. A categoria, que estava em campanha salarial, cogitava entrar em greve e optou por uma “operação tartaruga” um dia antes do feriado de Finados.
Segundo a Prefeitura, como parte do plano de resposta rápida a problemas pontuais estabelecido pela administração municipal, a Prefeitura organizou uma força-tarefa para realizar a limpeza em áreas da cidade durante o impasse no setor privado, a fim de minimizar o impacto direto na população.
O prefeito se prontificou a intermediar o diálogo entre o sindicato e a empresa, o que resultou em esforços da Biosanear durante o final de semana para garantir que o serviço de limpeza estivesse 100% normalizado na segunda-feira (6), antes da reunião de mediação. O diretor do Sindilimp, José Carlos da Conceição dos Anjos, comunicou as principais decisões da categoria. “O Sindlimp e a empresa Biosanear concordaram em negociar um aumento salarial de 10% sobre os salários, enquanto os vales-alimentação terão um reajuste de 12%, retroativo ao mês de maio”, anunciou José Carlos em entrevistas na manhã de terça-feira.
O sindicalista destacou a importância da participação do prefeito nas negociações com a empresa, ressaltando que isso possibilitou ajustar o fluxo de pagamento do contrato da empresa com a Prefeitura, que estava com atrasos temporários devido à queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments