Se for como a maioria, é provável que sim. Segundo uma pesquisa recente, 66% dos brasileiros já definiram seu voto nas eleições presidenciais deste ano, 7 meses antes das votações. Dos 34% restantes, 31% dizem que o voto pode mudar e 3% dizem que ainda não sabem em quem vão votar.
Por que isso importa? Como você deve imaginar, Lula e Bolsonaro lideram as intenções de voto. Com a maior parte da população com o voto decidido, a conclusão é que a polarização entre os dois lados já é realidade.
Explicando… Em um cenário polarizado, o eleitor define quem quer eleger muito antes, sem muito espaço para o que vier durante a campanha — propostas, debates, articulações políticas etc.
Um outro dado interessante é que, em maio de 2021, +50% das pessoas estavam indecisas ou iriam apertar branco e nulo. Agora, esse valor caiu para 33%.
Zoom Out: A pesquisa é soco no estômago dos candidatos que pretendem se colocar como a “terceira via” — ainda sem definição — assim como dos eleitores que não pretendem ir de Bolsonaro ou Lula.
Com informação The News
Compartilhe no WhatsApp
Comments