DestaquesEconomia

Setor hoteleiro baiano celebra retomada da ocupação pré-pandemia

0
foto: governo da Bahia

Quem está comemorando a volta de turistas na Bahia é o setor hoteleiro, que vê as ocupações retomarem ao patamar de antes da pandemia. Durante o mês de maio, os leitos da capital registraram ocupação de 54,83%, segundo o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis na Bahia (ABIH-BA). A ocupação registrada em Salvador se mantém em equilíbrio há quatro meses, com taxas acima dos 50% nos hoteis.

“Maio foi um mês surpreendente. Justamente após a pandemia obtivemos resultados melhores do que o período antes da pandemia. Com isso, esperamos que o movimento de hóspedes continue positivo nos próximos meses, principalmente em junho com a chegada dos festejos juninos”, disse Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA. Ele destacou a volta de eventos de negócios, como feiras e congressos, e o turismo doméstico (pessoas de outros Estados vindo para a Bahia) como os principais fatores.

BAHIA

Última atualização do Observatório do Turismo da Bahia, mantido pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur) indica uma média de ocupação de 60,05% entre os meses de janeiro a maio. No mês passado, a hotelaria baiana marcou quase o mesmo índice de ocupação de Salvador, ficando nos 54,01%. Desde o começo do ano, a Bahia não registrou nenhuma taxa abaixo de 50%, o que acende ainda mais o otimismo do trade turístico.

Para a entidade, o mês de junho é uma grande aposta para essa cadeia produtiva. Neste feriado de Corpus Christi, que vai até domingo (19), ela estimou uma ocupação de 70% na rede hoteleira. “As taxas de ocupação poderiam ser maiores, se não fosse o alto preço das passagens aéreas que dificulta e limita a expansão do turismo interno”. Além de Salvador, outros destinos muito requisitados são as cidades de Ilhéus, Porto Seguro, Itacaré e as praias de Morro de São Paulo (Cairu).

SÃO JOÃO

A chegada dos festejos juninos só tem a acrescentar no faturamento do setor hoteleiro. Ao contrário do Carnaval, onde os turistas preferem ir para Salvador, há festas por toda a Bahia. De acordo com a Setur, a expectativa é de que 1,5 milhão de pessoas circulem pelo Estado durante os festejos juninos. Para a Setur, a retomada desse evento tão tradicional será à altura da importância da celebração para a cultura do Estado, fazendo a economia do turismo voltar aos trilhos com ainda mais força.

Vale ressaltar que a Bahia teve um crescimento de 6,8% na atividade turística durante o mês de abril e de 47,5% nos quatro primeiros meses deste ano, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços feita pelo IBGE, divulgada nesta semana. Para os próximos meses, as expectativas seguem em alta: outras entidades relacionadas ao segmento de viagens e turismo, como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), acreditam que haverá um crescimento de 60% no segmento durante o segundo semestre, o que garantirá a retomada do desempenho pré pandemia.

com informações do Tribuna da Bahia

Compartilhe no WhatsApp

Após mortes de Dom e Bruno, presidente faz motociata no Amazonas; TEM RESUMO

Previous article

Saiba como descobrir um aplicativo espião em seu celular

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *