DestaquesPolítica

“Sessentona” e atuante, UPB é celebrada pela defesa dos municípios baianos

0

Uma “sessentona” atuante comemora 60 anos nesta terça (13): a União dos Municípios da Bahia (UPB). Uma solenidade marcou o início das celebrações da entidade nascida como associação em 1964. Em 1967 tornou-se entidade de utilidade pública, resistindo ao período do regime militar. Uma de suas primeiras bandeira foi a melhoria da infraestrutura dos municípios do interior, com o acesso a eletricidade e telefonia foi uma das primeiras bandeiras da entidade. O combate aos efeitos da seca também esteve sempre em suas ações.

“Hoje é um dia para agradecer a oportunidade de estar a frente desta entidade, a todas e todos os colaboradores desta casa e dizer que nós teremos diversas comemorações para celebrar os 60 anos da UPB, porque neste momento estamos respeitando o período eleitoral”, disse Quinho, presidente da UPB e prefeito de Belo Campo.

Um nome em especial é sempre lembrado: o do ex-governador da Bahia, Lomanto Júnior, um dos principais incentivadores da criação da entidade e conhecido por ter sido um entusiasta do municipalismo. A UPB também teve papel orientador com a mudança da Constituição de 1988, capacitando gestores. O mesmo aconteceu recentemente com a implantação da Nova Lei de Licitações e Contratos.

Sua principal marca atualmente é ser interlocutora dos municípios com os governos estadual, federal e o Congresso Nacional, além de levantar bandeiras como a necessidade de programas como o Mais Médicos; a criação do Comitê de Articulação Federativa; a redistribuição do ISS; a alteração na alíquota do Cofins e a criação do PNATE, entre outras. Com o legislativo estadual, a UPB conquistou a retirada dos programas federais do cálculo do índice de pessoal, que trouxe grande alívio às gestões municipais.

com informações da UPB

Compartilhe no WhatsApp

Propaganda eleitoral na era da Inteligência Artificial começa na sexta (16)

Previous article

Com prova no domingo (18), concurso nacional tem datas alteradas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *