Uma “sessentona” atuante comemora 60 anos nesta terça (13): a União dos Municípios da Bahia (UPB). Uma solenidade marcou o início das celebrações da entidade nascida como associação em 1964. Em 1967 tornou-se entidade de utilidade pública, resistindo ao período do regime militar. Uma de suas primeiras bandeira foi a melhoria da infraestrutura dos municípios do interior, com o acesso a eletricidade e telefonia foi uma das primeiras bandeiras da entidade. O combate aos efeitos da seca também esteve sempre em suas ações.
“Hoje é um dia para agradecer a oportunidade de estar a frente desta entidade, a todas e todos os colaboradores desta casa e dizer que nós teremos diversas comemorações para celebrar os 60 anos da UPB, porque neste momento estamos respeitando o período eleitoral”, disse Quinho, presidente da UPB e prefeito de Belo Campo.
Um nome em especial é sempre lembrado: o do ex-governador da Bahia, Lomanto Júnior, um dos principais incentivadores da criação da entidade e conhecido por ter sido um entusiasta do municipalismo. A UPB também teve papel orientador com a mudança da Constituição de 1988, capacitando gestores. O mesmo aconteceu recentemente com a implantação da Nova Lei de Licitações e Contratos.
Sua principal marca atualmente é ser interlocutora dos municípios com os governos estadual, federal e o Congresso Nacional, além de levantar bandeiras como a necessidade de programas como o Mais Médicos; a criação do Comitê de Articulação Federativa; a redistribuição do ISS; a alteração na alíquota do Cofins e a criação do PNATE, entre outras. Com o legislativo estadual, a UPB conquistou a retirada dos programas federais do cálculo do índice de pessoal, que trouxe grande alívio às gestões municipais.
com informações da UPB
Compartilhe no WhatsApp
Comments