DestaquesPolítica

Sesab diz que governo federal não repassou recursos novos para vitimas das chuvas

0

O anúncio do governo federal, de que repassou novos recursos para as vítimas das chuvas na Bahia, foi desmentido pela secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim. A gestora afirmou que trata-se de recursos velhos, para 155 municípios baianos em situação de emergência. A portaria do Ministério da Saúde é uma antecipação de recursos já garantidos para os municípios e se desconta ao longo do ano.

“É com surpresa e espanto que vemos essa atitude. São mais de 800 mil pessoas afetadas e os municípios encontram-se com estruturas arrasadas, sendo necessário recursos adicionais, não uma antecipação do que já era de direito das prefeituras. O Governo da Bahia tem recuperado pontes, estradas, enviado insumos, medicamentos e profissionais de saúde com recursos próprios e até o momento, o Ministério da Saúde enviou apenas 58 médicos dos 109 prometidos”, afirmou Tereza Paim.

Segundo a portaria ministerial, “o gestor municipal de saúde poderá manifestar interesse pelos percentuais de dedução mensal de 30%, 30%, 20% e 20% ou 40%, 30%, 20% e 10% dos valores [antecipados]”, afirma o documento assinado pelo ministro Marcelo Queiroga. O total estimado para essa antecipação é de R$ 104 milhões para 155 municípios baianos.

Com a perda de equipamentos, insumos e até a destruição de Unidades Básicas de Saúde, os municípios buscam reestruturar os serviços essenciais de saúde e evitar doenças como leptospirose, Dengue, Chikungunya, Influenza A e Covid-19 na população.

Com informações do Bahia Notícias

Compartilhe no WhatsApp

Davidson destaca consultoria para empreendedores afetados pelas chuvas

Previous article

Matrículas da rede estadual de ensino começam nesta segunda

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *