A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que 122 municípios baianos estão em estado de epidemia de dengue. Outros 51 estão em risco e 34 em alerta. São 29.982 casos prováveis até o dia 2 de março, representando um aumento de 209,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Nesta terça (5), ocorreu a nona morte causada pela dengue no estado, em Vitória da Conquista. É o segundo óbito ocorrido no município neste ano. Os outros sete óbitos registrados aconteceram em Jacaraci (2), Piripá, Irecê, Feira de Santana, Barra do Choça e Ibiassucê.
“A gente lamenta a morte desta pessoa em Vitória da Conquista e enviamos toda solidariedade à família e aos amigos. É um momento de nos unirmos para contermos o avanço da dengue e evitarmos mais mortes. Temos um cenário desafiador em todo o país por conta das condições climáticas adversas e pelo aumento exponencial dos casos, incluindo a circulação de novos sorotipos. Tudo isso exige uma atenção mais integrada de estados e municípios”, disse a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
O governo tem tomado várias atitudes para conter a dengue: vacinação, drones para localizar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, aumento no uso do “fumacê”, mutirões de limpeza nos município com alto índice de infecção, uso de bombas costais por agentes de saúde e distribuição de 12 mil kits para os agentes de combate às endemias e fortalecimento dos estoques da assistência farmacêutica estadual.
com informações da Sesab
Compartilhe no WhatsApp
Comments