DestaquesMovimentos

Servidores do Banco Central em greve nesta sexta e 700 entragam cargos

0
Edifício-sede do Banco Central no Setor Bancário Norte, em lote doado pela Prefeitura de Brasília, em outubro de 1967

Cerca de 700 servidores comissionados do Banco Central (BC) entregaram os cargos até esta quinta (31), segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do BC (Sinal). A entidade estima que represente cerca de 70% de todos os comissionados e informa que a categoria entra em greve geral nesta sexta (1º).

Os servidores do BC vêm se articulando para pedir o reajuste salarial no mesmo patamar do prometido à Polícia Federal, à Polícia Rodoviária Federal e aos funcionários do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), prometido em dezembro pelo presidente Jair Bolsonaro.

Após reuniões com a instituição, o presidente Roberto Campos Neto compreendeu e acolheu as demandas da categoria, mas ainda deveria ser encaminhado para apreciação do governo federal e do ministro da Economia, Paulo Guedes. Em paralelo, os servidores organizaram paralisações e atos em Brasília para pressionar o Executivo a deliberar sobre as pautas apresentadas.

Desde os primeiros anúncios sobre a possibilidade de reajuste salarial em ano eleitoral, Guedes tem se mostrado contrário a qualquer aumento, alegando um possível comprometimento de renda furando o teto de gastos.

Além da pauta salarial, os integrantes do BC também pediram a reestruturação da carreira, entre outras alterações de valoração dos servidores. O Banco Central informou que reconheçe o direitos dos servidores em organizarem manifestações e tem planos de contingência para manter o funcionamento de serviços “dos sistemas críticos para a população, os mercados e as operações das instituições reguladas, tais como STR, Pix, Selic, entre outros”.

com informações do IG/Economia

Compartilhe no WhatsApp

Em Ilhéus, secretária destaca importância feminina nas chefias

Previous article

R$ 233,8 milhões ampliam alimentação escolar na Bahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *