Milhares de empreendedores baianos tiveram orientações importantes no Serviço de Atendimento ao Empreendedor (SAE). Presente em 29,8% das unidades da Rede SAC (25 postos e pontos da capital e interior), o serviço já realizou quase 30 mil atendimentos. Ganham destaque os serviços de orientações para se tornar microempreendedor individual (9589 atendimentos) e a formalização de abertura de CNPJ de empresa MEI (7.494).
Os dados podem ser lidos como reflexo do mercado de trabalho. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, no primeiro trimestre deste ano, a taxa de informalidade no Brasil chegou a 38,9%, com 38,089 milhões de trabalhadores atuando nestas condições. É neste contexto que o microempreendedorismo individual emerge como via para formalização.
Dados do Observatório Sebrae Bahia, indicam que a taxa média de crescimento anual do MEI no nosso Estado chega a 144% desde 2009. Além disso, 70% das empresas baianas cadastradas no Simples Nacional hoje são MEI. “Estes números revelam o papel vital desempenhado pelo SAE ao fornecer informações, orientações e serviços que atendem às necessidades de um grande número de empreendedores em suas jornadas”, opina a diretora de Operações e Serviços da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), Nilza Rios.
O portfólio do SAE conta com 30 diferentes tipos de serviços, como orientações sobre serviços do Sebrae; constituição de microempresa e empresa de pequeno porte; acesso a microcrédito via Desenbahia; extinção de empresas; emissão de carteira do empresário e de nota fiscal eletrônica de produto ou serviço, entre outros. Os interessados devem realizar agendamento virtualmente por meio do aplicativo ou do site do SAC Digital AQUI.
com informações do governo estadual
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