Mais um episódio que confirma as ilegalidades praticadas pelo ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil). O ex-deputado estadual e ex-delator Tony Garcia entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) documentos explosivos, que revelam uma suposta tentativa de Moro de investigar ilegalmente desembargadores, juízes e ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), incluindo o uso de grampos ilegais.
Os documentos fazem parte de um acordo de colaboração premiada firmado entre Garcia e Sergio Moro em 2004. Os materiais estavam sob sigilo na 13ª Vara Federal de Curitiba, mas o juiz Eduardo Appio decidiu levantar este sigilo, permitindo que Tony Garcia tivesse acesso. Agora, o ex-delator entregou ao STF com o objetivo de anular as ações de Moro contra ele.
Obtidos pela TV Globo, os materiais registram cerca de 30 tarefas designadas a Tony Garcia por Moro, como parte do acordo para evitar sua prisão. Entre elas, estavam investigações de autoridades paranaenses com foro privilegiado, utilizando métodos questionáveis, uma vez que essas investigações estavam, legalmente, fora da alçada de atuação de Moro enquanto juiz.
Tem ainda registros de conversas telefônicas entre Moro e Garcia, nas quais o ex-juiz pressiona pela execução das tarefas consideradas ilegais. O ex-juiz e senador nega as acusações e ressalta que nenhuma das gravações entregues por Tony Garcia ao STF envolve pessoas com foro privilegiado.
com informações da Revista Fórum
Compartilhe no WhatsApp
Comments