Uma parceria de três anos entre o Senai Bahia e as prefeituras do interior do estado gerou como resultado a qualificação profissional de mais de 20 mil pessoas e geração de renda e emprego. O projeto busca identificar as demandas profissionais e realizar a inserção de pessoas capacitadas no mercado local, aproveitando os recursos públicos federais que já estão disponíveis nesses municípios.
O modelo começou na unidade de Feira de Santana e foi implementado nas outras 21 unidades, com capacidade de atuar em todos os 417 municípios baianos. Desde então, o Senai Bahia vem ampliando a execução de cursos profissionalizantes com a ajuda de mapeamento de potencialidades e a identificação de áreas carentes.
Segundo Bianca Oliveira, gerente comercial de órgãos públicos do Senai Bahia, o trabalho é mais proativo do que reativo, já que o Senai faz prospecções e visitas aos municípios, mostrando aos entes públicos daquela localidade as oportunidades que poderiam ser aproveitadas com os recursos já disponíveis. Alguns municípios, no entanto, procuram o Senai já sabendo do projeto para também elaborarem os planos de ação. “Desde 2018 mais de 100 prefeituras já foram atendidas. Há ainda quase 50 atualmente em atendimento e outras 102 em prospecção”, conta.
LEVANDO SOLUÇÕES
Uma equipe do Senai é a responsável por levar as soluções às prefeituras, com a proposta chegando amparada com estudos, o demonstrativo da demanda profissional que já existe naquela localidade e os indicadores que podem evoluir em virtude da qualificação profissional.
“A gente faz uma apresentação das qualificações profissionais que estão com demanda alta no mercado de trabalho, apresentamos também estudos de demanda futura. É quase que uma consultoria às prefeituras, informando quais são os segmentos que vão precisar de profissionais, sem esquecer da vocação econômica daquele território”, explica Bianca.
Ela destaca que a qualificação profissional não só ajuda os municípios a gerarem mais emprego e renda, como o trabalho acaba refletindo em todo o estado baiano, melhorando índices, aproveitando melhor os recursos e abrindo portas para o empreendedorismo.
O Senai Bahia tem, ainda, uma Fábrica de Kits de educação profissional, os quais são utilizados em diversas das formações que oferece, aproveitando sua estrutura, profissionais qualificados e experiência. Esse modelo pioneiro de parceria virou referência, com a unidade baiana recebendo equipes de todo o país que desejam conhecer melhor para replicar em seus estados.
com informações do Senai
Compartilhe no WhatsApp
Comments