DestaquesPolítica

Senadores criticam PGR por pedir arquivamento das apurações da CPI da Covid

0
Presidente está adorando Agusto Aras na PGR

Relator da CPI da Covid no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL) classificou como “blindagem às vésperas da eleição” os pedidos de arquivamento, pela Procuradoria-Geral da República, das apurações feitas com base em conclusões da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Com os pedidos feitos nesta segunda (25), sete das dez apurações preliminares sobre o presidente Jair Bolsonaro, ministros e ex-ministros do governo estarão arquivadas.

Renan Calheiros foi o responsável por elaborar o relatório final da CPI, aprovado em outubro do ano passado. Para o emedebista, a medida tomada pela PGR “não surpreende ninguém”. “Depois de ilusionismos jurídicos por quase um ano, a PGR sugere engavetar as graves acusações contra Bolsonaro durante a pandemia. A blindagem, às vésperas da eleição, não surpreende ninguém”, afirmou.

No relatório final, a CPI acusou Bolsonaro de ter cometido nove crimes. Ao pedir os arquivamentos, a PGR concluiu não haver indícios das práticas desses crimes. Para o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), o pedido de arquivamento é um “desrespeito” à memória das vítimas. Desde o início da epidemia, Brasil registra 677 mil mortes pela doença.

Das apurações cujo arquivamento foi solicitado, em cinco a comissão parlamentar de inquérito pedia o indiciamento de Bolsonaro, acusado dos crimes de charlatanismo, prevaricação, infração de medida sanitária preventiva, emprego irregular de verba pública e epidemia com resultado de morte.

com informações do G1

Compartilhe no WhatsApp

Mesmo devagar, internet 5G chega em mais três capitais no dia 29

Previous article

Deliciosamente rentável, Festival do Chocolate movimenta R$ 5 milhões em Ilhéus

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *