DestaquesEconomiaPolítica

Senado aprova teto de 17% no ICMS dos combustíveis; Estados reagem

0

Sem interferir na absurda política de preços da Petrobras, o governo federa conseguiu o que queria. O Senado aprovou, nesta segunda (13), o projeto que cria um teto para cobrança de ICMS para combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte público: 17% do valor total em imposto. A medida foi apoiada por 65 senadores, enquanto 12 parlamentares foram contrários. O texto volta à Câmara para discutir as alterações feitas na proposta.

A limitação do ICMS é uma aposta do governo federal para reduzir o preço dos combustíveis mas, também, para diminuir a pressão sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) em ano eleitoral. O chefe do Executivo tem culpado os combustíveis pela sua reprovação nas pesquisas eleitorais e pressiona o Congresso Nacional a votar medidas para reduzir os efeitos da inflação na gasolina, diesel e gás de cozinha.

O texto prevê ainda uma compensação aos estados que registrarem queda superior a 5% na arrecadação entre 2021 e 2022. A indenização será o perdão de parte da dívida dos governadores com o Tesouro Nacional. Aqueles estados que não possuírem débitos não serão favorecidos.

ESTADOS

O Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Consefaz) propôs um acordo para pôr fim à disputa com o governo federal em torno do modelo de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Entre outras coisas, os Estados pedem compensação integral das perdas de arrecadação que vão ter com as novas regras.

com informações do iG

Compartilhe no WhatsApp

Festas juninas devem movimentar R$ 1,3 bilhão na economia baiana

Previous article

Se liga nas vagas de emprego do SineBahia para Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *