DestaquesPolítica

Sem o PSB ainda, PT, PCdoB e PV anunciam federação partidária

0

Reunidos nesta quarta (9), na sede nacional do PSB, em Brasília, representantes do PT, PCdoB e PV anunciaram a formação de federação partidária para enfrentar o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas próximas eleições. O PSB pode fazer parte da unidade até o dia 31 de maio, prazo final para a constituição da frente.

Participaram do encontro os presidentes das quatro legendas: Gleisi Hoffmann (PT), Carlos Siqueira (PSB), Luciana Santos (PCdoB) e José Luiz Penna (PV). Presidenta do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana considerou natural os socialistas não aderirem à federação no momento. “Nós somos um país continental com muitas realidades locais numa dinâmica própria das atuações regionais e, internamente nos partidos, essa é a uma ferramenta inovadora na política brasileira”, explicou.

Segundo a comunista, também é natural que alguns partidos deem uma celeridade maior na formação da federação. “Outros precisam de um tempo político diferente. Mas a gente está otimista. A partir desse ponto de partida, estamos imaginando a possibilidade de conversar com outras legendas, principalmente o PSB”, disse.

POSIÇÃO DO PSB

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que a sigla não integrará a federação partidária, após a quarta reunião entre os quatro partidos, na qual não houve acordo para firmar a união. Mesmo assim, o PSB deverá fazer uma aliança eleitoral com o PT, recebendo a filiação do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmi, candidato a vice na chapa para a Presidência encabeçada pelo ex-presidente Lula (PT).

“Em resposta ao atual momento político, o PT, PCdoB e PV decidem caminhar para construir a federação e continuarão dialogando com o PSB em busca de sua participação, bem como o envolvimento de outras legendas do nosso campo”, diz nota divulgada após a reunião.

Com informações do G1, Bahia Notícias e Vermelho

Compartilhe no WhatsApp

Concurso público abre 456 vagas na Segurança Pública da Bahia

Previous article

Caetano lidera ato de artistas contra projetos nocivos ao meio ambiente

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *