A Bahia segue como um dos destinos preferidos de estrangeiros e brasileiros, no fim de ano e para o verão. Cerca de seis mil passageiros chegaram no MSC Grandiosa, maior navio de cruzeiro da temporada e último a atracar na capital, em 2024. Eles foram recebidos por duas baianas trajadas e percussionistas e bailarinos do bloco afro Muzenza, neste domingo (29). O receptivo foi realizado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA).
“Eu adoro a Bahia! Esse receptivo é tão lindo que fiquei até arrepiada. A música e as baianas têm uma energia contagiante. Estou aqui pela segunda vez e quero visitar o Centro Histórico e a Igreja do Bonfim. Em abril, volto para conhecer Morro de São Paulo”, disse a advogada gaúcha Raquel Bravo, que veio com o filho e a nora. O peruano Alexander Tocas ganhou fitinhas do Senhor do Bonfim. “É a minha primeira vez aqui e vou conhecer pontos turísticos que ficam próximos daqui, como o Elevador Lacerda. Pretendo voltar em outra ocasião para conhecer mais as maravilhas da Bahia”, contou ele, que mora em Santa Catarina.
A temporada de cruzeiros começou em novembro e segue até abril, quando a Bahia deve receber 300 mil turistas. Isso representa uma injeção de 30 milhões de dólares na economia do estado. Segundo a Setur-BA, são aguardado navios nos Portos de Salvador e Ilhéus, além de operações em Porto Seguro, Itacaré e Cairu. O primeiro a aportar em Salvador, em 2025, será o MSC Orchestra, na quinta (2 de janeiro), trazendo 2.550 passageiros.
Durante o verão, a Bahia deve receber mais de nove milhões de visitantes, segundo pesquisa do Ministério do Turismo (MTur). “O mercado dos cruzeiros marítimos contribui para a atração de turistas. Com pouco tempo para permanecer nos destinos, eles sentem vontade de voltar para conhecer melhor os nossos atrativos. Além disso, a capital baiana se tornou porto de embarque cruzeiristas. Por isso, eles acabam chegando antes à cidade para se preparar para a viagem de navio e movimentam meios de hospedagem, bares, restaurantes, sistema de transporte e o comércio”, explica o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
com informações da Setur-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments