Uma nova preocupação após as enchentes em Itabuna é o risco de leptospirose. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde, para todas as pessoas que tiveram contato com as águas. A pasta pede para que fiquem atentas a alguns sintomas, como febre alta, dor de cabeça, dor muscular, vômitos, cansaço, diarréia e urina escura.
“A doença é uma infecção provocada pela exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, principalmente ratos, por meio do contato com água, solo ou alimentos contaminados. Existem alguns casos suspeitos no município”, diz a secretária Lívia Mendes Aguiar, orientando as pessoas a procurarem uma unidade de saúde se perceberem alguns dos sintomas.
Ela informa ainda que, logo após as enchentes a Prefeitura implantou um protocolo para a testagem da população em casos suspeitos. As equipes médicas também foram capacitadas sobre os procedimentos a serem adotados.
NADA DE AUTOMEDICAÇÃO
“Embora seja curável, a leptospirose é uma doença perigosa podendo causar sérios danos renais e hepáticos às pessoas afetadas. O tratamento à base de medicamentos é fundamental e não deve ser interrompido, conforme orientação médica. Casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os graves precisam de internação hospitalar. A automedicação não é indicada, pois pode agravar a doença”, explica a secretária.
A gestora reforça a importância de se eliminar todos os pontos de acúmulo de água depois das enchentes, manter áreas limpas e não acumular lixo ou entulhos contaminados em casa, para evitar proliferação de ratos, baratas e outros vetores de doenças.
Com informações da Prefeitura Municipal
Compartilhe no WhatsApp
Comments