DestaquesGeral

Secretária confirma pagamento do piso da enfermagem

0

A Bahia pagará os valores dos pisos da enfermagem no dia 29 de setembro. A confirmação foi feita pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, em entrevista à imprensa. Todos os 8.958 profissionais receberão, após o repasse realizado pelo Ministério da Saúde. “O estado, com esse pagamento, reafirma seu compromisso com os profissionais da enfermagem e com a valorização do trabalho e dedicação deles não só nos momentos mais difíceis da pandemia, como também nas atividades diárias que atendem tão bem à população baiana”, afirmou.

Segundo a Sesab, cerca de 55% dos profissionais já recebiam o piso ou acima dele. O restante passará a receber o piso estabelecido por lei no final do mês corrente, com a diferença já incorporada aos vencimentos normais dos servidores, funcionários e profissionais contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), além dos valores retroativos aos meses de maio a agosto.

Em relação aos servidores e funcionários municipais, o repasse foi feito pelo Ministério às prefeituras para que implantem o piso. O repasse as organizações sociais que fazem gestão de unidades estaduais, entidades filantrópicas e prestadoras de serviço, com um mínimo de atendimento de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ainda dependem do Ministério e da PGE.

Com relação aos profissionais da rede privada, o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), de julho deste ano, é de que a negociação coletiva é obrigatória. No entanto, o piso dos enfermeiros que atuam na rede privada deverá ser pago se não houver acordo no prazo de 60 dias após a publicação da ata do julgamento. Se um acordo não for firmado até esse prazo, será obrigatório o cumprimento do piso salarial definido na Lei Federal nº 14.434/2022.

com informações da Sesab

Compartilhe no WhatsApp

SEDUC entrega certificação para gestores escolares de Ilhéus

Previous article

Expectativa de crescimento do PIB aumenta de 0,5% para 3%

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *