DestaquesGeral

Seca no Norte do Brasil deve fazer conta de luz subir

0

Atualmente, os consumidores brasileiros estão sob a bandeira tarifária verde, o que não adiciona cobrança a mais em suas contas de luz. Mas a situação deve mudar por conta da seca no Norte do Brasil. Os meses sem chuva começaram antes do normal e, para piorar, o período ocorre na região após o ano passado ter registrado a pior seca em décadas.

Com isso, a geração hidrelétrica no Norte está cerca de 30% menor que a vista há um ano. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que o subsistema Norte gerou, em 19 de agosto, 2.736 MW médios em usinas hidrelétricas. Em 20 de agosto do ano passado, as mesmas usinas hidrelétricas da região geraram 3.926 MW.

A queda da produção na geração pode ser explicada por dois fatores. Primeiro, a redução do nível dos reservatórios da região. O reservatório Balbina, por exemplo, no rio Uatumã, tem água em apenas 30,7% da sua capacidade total, sendo o terceiro reservatório com menor nível do Sistema Integrado Nacional.

Mas, a seca não afeta apenas o nível dos reservatórios. A maior usina da região, Belo Monte, foi construída sem um reservatório de água, mas sofre igualmente com a falta de água. Na usina de Santo Antônio [no rio Madeira], a poucos quilômetros de Porto Velho [Rondônia], a geração diária tem sido cerca de 20% menor que há um ano. Em Jirau, no mesmo rio [área mais próxima da Bolívia], a produção está praticamente estável, com leve queda de 1%.

Para minimizar a situação, o ONS recomendou o acionamento antecipado de termoelétricas. Essas usinas usam gás ou diesel para gerar eletricidade. Isso garante o fornecimento, mas há um custo: é mais caro, e a conta é dividida por todos com o acionamento das bandeiras tarifárias da conta de luz.

com informações da CNN Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Lula convoca ministros para debater agilidade na reforma agrária

Previous article

Bahia não terá cidade com candidatura única para prefeito nas eleições

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *