DestaquesGeral

“Se toque”, mulher: governo estadual tem mais de 14 mil mamografias no Outubro Rosa

0

Para celebrar o Outubro Rosa, mês de conscientização da prevenção do câncer de mama, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ofertará mais de 14 mil exames de mamografia na capital e interior. Será a partir de 4 de outubro. Na última década foram realizadas mais de 800 mil mamografias bilaterais e 62 mil ultrassonografias em mulheres residentes nos 417 municípios baianos.

Segundo a Sesab, os exames serão realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pelo site da Sesab (AQUI), visando evitar filas e aglomerações no atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.

Na capital, as mamografias serão ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). No interior, acontecerão nas 21 policlínicas regionais de saúde e o agendamento ocorre nos postos de saúde ou nas secretarias municipais de Saúde. No dia marcado, a mulher deve apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço no município.

De acordo com a secretária da Saúde do Estado em exercício, Tereza Paim, “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama, e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”.

RESUMO DA ÓPERA – Tão importante quanto “se tocar” e compreender a importância da prevenção é realizar o autoexame da mama. A cura do câncer de mama está em suas mãos, mulher.

Com informações e foto da Sesab

Compartilhe no WhatsApp

Microempreendedores individuais têm até quinta (30) para regularizar débitos

Previous article

O espetáculo e as mentiras de Luciano Hang na CPI da Covid

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *