Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) mostram que a plataforma “Alerta Celular” auxiliou na recuperação de 843 aparelhos celulares roubados nos últimos seis meses, de maio, quando foi lançada, até o fim de novembro deste ano. Entre janeiro e abril 170 aparelhos haviam sido recuperados e devolvidos aos donos.
Nesse período, a Bahia registrava 10 mil ocorrências de tentativa, roubo ou furto de aparelhos celulares. O Alerta Celular foi lançada com a promessa de possibilitar a recuperação de celulares roubados de forma rápida, além de dificultar o comércio ilegal de aparelhos roubados.
Até 30 de novembro foram realizados 27.239 cadastros no portal Alerta Celular (ACESSE AQUI). Na plataforma, a pessoa cadastra o número de IMEI do aparelho e, em caso de roubo, acionar em até 48 horas. O cadastro precisa ser feito por um maior de idade e que, em caso de roubo, o alerta deve ser feito pelo próprio cidadão e estar vinculado ao registo da ocorrência na delegacia digital ou em unidade da Civil mais próxima.
Com o sistema em mãos durante abordagens, policiais podem conferir os números do IMEI de aparelhos apreendidos para identificar se o celular é fruto de roubo. Caso o aparelho esteja cadastrado no Alerta Celular, o proprietário receberá uma notificação e poderá reaver o telefone.
A SSP destaca que há uma média de 1.090 cadastros de aparelhos e de 115 aparelhos recuperados por mês. “Muitas pessoas não procuravam a polícia para registrar o Boletim de Ocorrência por não acreditar que o seu aparelho poderia ser recuperado. Com o Alerta Celular essas chances aumentam exponencialmente”, afirma a SSP.
Com informações do Bahia Notícias
Compartilhe no WhatsApp
Comments