Pesquisa do Datafolha mostra que os setores da saúde e da educação, nessa ordem, devem ser prioridades do presidente eleito, Lula (PT). O estudo foi realizado presencialmente nos dias 19 e 20 deste mês, com 2.026 pessoas de 16 anos ou mais em 126 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Segundo 42% dos brasileiros, saúde é a área que precisa receber mais atenção.
A área foi eleita como prioritária por todos os gêneros, faixas etárias, níveis socioeconômicos e em todas as regiões do país.
O grupo que trabalhou na transição tem afirmado que o cenário é de caos na saúde. Quem vai conduzir a pasta é a socióloga Nísia Trindade Lima, ex-presidente da Fiocruz.
A área acumula uma série de problemas de diversos aspectos, como o desmonte histórico do SUS, perda de recursos, queda na cobertura vacinal e falta de coordenação com estados e municípios.
EDUCAÇÃO
A educação foi a segunda área mais citada, com 19%. Desemprego e Fome e miséria aparecem na sequência, com 8% e 7% respectivamente. A área também sofreu um desmonte nos últimos quatros anos e especialistas avaliam que será preciso reconstruir o Ministério da Educação.
Lula escolheu o ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), para comandar a pasta por conta do sucesso que teve no setor em seu estado.
com informações do Bahia Notícias
Compartilhe no WhatsApp
Comments