Nesta quinta (7), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna celebrou quatro anos da UTI Pediátrica do Hospital Manoel Novaes. Na cerimônia, o provedor Francisco Valdece destacou a qualidade dos serviços prestados e dos profissionais, além da importância da unidade para o interior da Bahia.
Valdece afirmou que um dos desafios da instituição é a implantação de mais serviços para que os moradores da região não tenham que se deslocar para Salvador. “A unidade ultrapassou 1.350 atendimentos a pacientes de várias regiões do País. É referência pela qualidade dos serviços ao público infantil, com 10 leitos, dos quais 70% para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A implantação do serviço de neurocirurgia, com cirurgias inéditas no sul, extremo-sul e baixo sul do estado, deu ainda mais visibilidade à UTI”, pontuou.
Nesse período, a UTI registrou histórias como a de Lucas Gabriel Pimentel, de 2 anos. Morador de Caetité, no sudoeste da Bahia, ele foi submetido a uma remodelação e reconstrução craniana, em junho deste ano. O menino sofria com uma patologia conhecida como craniossinostose, que se carateriza pelo fechamento precoce de uma das ou mais suturas da calota craniana. Custeado pelo SUS, o procedimento durou quase seis horas.
A cerimônia foi aberta com benção do padre Unaldo Alves Júnior, da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Contou com a participação de funcionários, acompanhantes de pacientes, membros da provedoria da SCMI, da subsecretária de Saúde (Lânia Peixoto) e da secretária Saúde de Itabuna (Lívia Mendes) e do Conselho Municipal de Saúde.
Com informações da Santa Casa
Compartilhe no WhatsApp
Comments