Uma ação inovadora vai preparar os profissionais do SAMU-192 de Itabuna em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para que possam se comunicar nas emergências com pacientes com deficiência auditiva. O curso é elaborado pelo Núcleo de Educação Permanente do órgão e será ministrado entre 15 e 22 de dezembro.
Segundo a coordenadora do SAMU-192, Rafaela Caldas, a unidade trabalha permanentemente na qualificação dos servidores em todas as áreas, desde trauma a atendimento clínico em urgência. “Capacitamos leigos em primeiros-socorros por ser um dos papeis sociais do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência e por estarmos engajados na aplicação da Lei Lucas para a Rede de Educação”, destacou.
Rafaela lembra que a Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722) foi sancionada em outubro de 2018, tornando obrigatória a capacitação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico em primeiros-socorros. “Esse treinamento visa tornar o profissional apto a interagir de maneira eficiente e natural com surdos, ampliando as possibilidades de comunicação profissional e interação social”, frisou.
O SAMU-192 de Itabuna conta com 135 profissionais ativos e que participam de outros cursos de aperfeiçoamento e capacitações durante todo o ano. Todos fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments