A RegiãoDestaques

SAMU de Itabuna qualifica profissionais para atender deficientes auditivos

0

Uma ação inovadora vai preparar os profissionais do SAMU-192 de Itabuna em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para que possam se comunicar nas emergências com pacientes com deficiência auditiva. O curso é elaborado pelo Núcleo de Educação Permanente do órgão e será ministrado entre 15 e 22 de dezembro.

Segundo a coordenadora do SAMU-192, Rafaela Caldas, a unidade trabalha permanentemente na qualificação dos servidores em todas as áreas, desde trauma a atendimento clínico em urgência. “Capacitamos leigos em primeiros-socorros por ser um dos papeis sociais do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência e por estarmos engajados na aplicação da Lei Lucas para a Rede de Educação”, destacou.

Rafaela lembra que a Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722) foi sancionada em outubro de 2018, tornando obrigatória a capacitação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico em primeiros-socorros. “Esse treinamento visa tornar o profissional apto a interagir de maneira eficiente e natural com surdos, ampliando as possibilidades de comunicação profissional e interação social”, frisou.

O SAMU-192 de Itabuna conta com 135 profissionais ativos e que participam de outros cursos de aperfeiçoamento e capacitações durante todo o ano. Todos fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

com informações da Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Em Ilhéus, Feira Rua Viva realiza edição de Natal neste sábado (9)

Previous article

Conferência de Cultura elege delegação baiana para etapa nacional

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *