DestaquesEconomia

Salários cresceram 3,9% comparado ao ano passado, diz estudo

0
imagem: El Tiempo

Um estudo da consultoria Tendências, publicado nesta terça (29), aponta alta de 3,9% nos ganhos dos salários neste ano, em um cenário de baixo desemprego no Brasil. O crescimento dos salários é observado em praticamente todo o País.

No segundo trimestre do ano, houve melhora em 24 Estados e no Distrito Federal, na comparação com o mesmo período de 2022. Apenas o Acre teve uma pequena queda e o Rio Grande do Norte manteve estabilidade.

A base do levantamento é o rendimento médio real habitual no trabalho principal, calculado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua trimestral. São desconsiderados no estudo as transferências do programa Bolsa Família, benefícios previdenciários e outras fontes de renda, como o seguro-desemprego, apesar desses programas e benefícios acabam tendo reflexo indireto nos salários.

Pelo estudo, os maiores destaques ficaram por conta dos estados do Nordeste e Centro-Oeste. A maior alta foi observada no Piauí (21%), seguida de Goiás (15%) e Pernambuco (14%). Os Estados do Centro-Oeste têm se beneficiado, sobretudo, pela alta dos salários na construção, enquanto o Nordeste apresenta uma melhora influenciada pelos reajustes do setor públicos. As duas regiões ainda se beneficiam do desempenho do comércio e do agronegócio, sobretudo na região do Matopiba (Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia).

com informações do Estadão

Compartilhe no WhatsApp

Lula cria GT para tratar direitos dos servidores públicos

Previous article

Indígenas baianos protestam contra marco temporal

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *