Informações do 12º Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do IBGE, mostra que a safra de grãos alcançou 10,5 milhões de toneladas em 2021 na Bahia. Isso representa crescimento de 4,4% na comparação com 2020. Os dados são sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Foram colhidas 6,8 milhões de toneladas de soja em 2021, o melhor resultado da série histórica do levantamento, o que correspondeu a uma alta de 12,6% em relação a 2020. A área plantada com a oleaginosa totalizou 1,7 milhão de hectares, que superou em 4,9% a de 2020, e o rendimento médio esperado da lavoura ficou em 4,0 t/ha.
“O Governo do Estado tem trabalhado muito para integrar agronegócios e desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável. Dois grandes exemplos são o Médio São Francisco, que desponta como uma nova fronteira agrícola na Bahia e a região Oeste, que já é referência na agricultura irrigada, e vem crescendo com novas culturas. Em breve, inauguramos a maior escola agrícola no município de Barra e temos projeto de mais cinco. Vamos em frente na correria pelo nosso estado”, afirma o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão.
Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, João Carlos Oliveira, “a confirmação pelo IBGE desse novo recorde histórico vem se somar a outros ótimos números que temos do agronegócio no estado. Tudo é resultado de um trabalho contínuo do Governo da Bahia, em conjunto com as secretarias voltadas para o setor, que impacta positivamente na economia do estado e na vida daqueles que trabalham no campo”.
BOAS PROJEÇÕES
Com informações da Tribuna da Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments