DestaquesPolítica

Rui autoriza construção do Hospital Ortopédico e Centro de Educação

0

A população baiana terá mais dois grandes equipamentos nas áreas de saúde e educação. Nesta segunda (10), o governador Rui Costa (PT) assinou a ordem de serviço para implantação do Hospital Ortopédico da Bahia (Hoba) e do Centro Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceinfor), que funcionarão no Cabula, em Salvador. O espaço terá obras de construção de novos prédios e reforma e ampliação de estruturas já existentes. O investimento é da ordem de R$ 250 milhões.

Rui destacou que o Hoba será o maior hospital ortopédico do país. “Mais do que um hospital, a ideia é que a gente inaugure uma filosofia nova. Espero que possamos reproduzir essa filosofia em outras unidades de saúde do Estado, que é a integração maior, que vejo em outros países como Alemanha e República Tcheca, entre as universidades, os institutos de pesquisa e as unidades de assistência. Em Cuba, por exemplo, as aulas acontecem nas unidades de saúde. Há salas de aula no fundo dos hospitais, das policlínicas e dos postos de saúde, ou seja, há uma integração absoluta entre assistência e formação”, afirmou.

O equipamento vai ocupar uma área de 45 mil metros quadrados, ofertando 212 leitos, sendo 20 de UTI adulto e 10 de UTI pediátrica. Terá estrutura moderna, realizando atendimentos adultos e pediátricos de média e alta complexidade, em áreas como traumatologia, ortopedia, transplante e medicina desportiva.

“O hospital será de referência de alta tecnologia para traumatologia e ortopedia. Além disso, terá um grande ambulatório de reabilitação de pessoas, muito centrado também na medicina desportiva. Então, atletas de alto impacto e menores poderão fazer a recuperação aqui. Também haverá um centro de transplante de tecido neuromuscular, como transplante de tendão, ósseo ou muscular. Ele vai estar ligado a todo sistema nacional de transplante e também com o instituto de traumatologia e ortopedia”, disse a secretária da Saúde, Tereza Paim.

FORMAÇÃO E CURSOS TÉCNICOS

O Ceinfor terá uma unidade escolar voltada para a formação de estudantes do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio em Tempo Integral e Educação Profissional. Entre os cursos técnicos estão análises clínicas, enfermagem, farmácia, massoterapia, nutrição e dietética, radiologia, saúde bucal e vigilância em saúde.

“A determinação do governador foi que dirigíssemos os cursos da educação profissional em tempo integral para a área de saúde. Estamos falando de um centro de formação. Ofereceremos ainda cursos de curta duração para a comunidade. O governador determinou também que nos aproximássemos da educação superior. Então, deverão acontecer aqui residência médica, estágio de estudantes e espaços para pós-graduação”, ressaltou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.

No total, oito edificações serão construídas ou adaptadas. Inicialmente, espera-se ofertar cerca de 3 mil matrículas na primeira fase do projeto, ampliando progressivamente. Está prevista ainda a construção de estruturas de práticas esportivas como quadra coberta, campo society, pista de atletismo e arena de lutas.

Com informações do governo estadual

Compartilhe no WhatsApp

Tá caro, freguês; aumenta custo da cesta básica em Itabuna e Ilhéus, diz UESC

Previous article

Por melhores salários, 68% dos trabalhadores querem mudar de emprego

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *