Sem a mesma pressa de antes das eleições de 2 de outubro, o Ministério da Defesa apresentou ao presidente Jair Bolsonaro (PL) a conclusão da auditoria feita pelos militares nas urnas eletrônicas.
Entretanto, segundo a colunista de O Globo Malu Gaspar, os militares seguram os resultados a pedido do presidente. Na segunda(10), o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, se encontrou com o presidente em Brasília.
Procurado, o Ministério da Defesa confirmou ter apresentado para o presidente Bolsonaro “como foram as Operações de Garantia de Votação e Apuração”, que é um trabalho feito todos em todas as eleições – e diferente da auditoria realizada pelos militares neste ano.
Sobre apresentar os resultados publicamente, a Defesa diz “ainda sem previsão” de quando isso acontecerá. Fontes ouvidas pelo blog dizem que a auditoria está pronta, mas não sabem a razão dela ainda não ter sido divulgada.
Paulo Sérgio pressionou o Tribunal Superior Eleitoral para que as Forças Armadas realizassem apuração das urnas eletrônicas. Inclusive, pediu no início de agosto urgência para ter acesso ao código fonte das urnas, que estavam disponíveis para consulta desde outubro de 2021.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments