DestaquesEconomia

Reprovado: material escolar tem reajuste de até 9% em escolas particulares

0

Pais com filhos que estudam em escolas particulares pagarão mais caro pelo material escolar em 2024. Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), o reajuste é estimado entre 7% e 9%. A entidade recomenda antecipar as compras, enquanto livrarias e papelarias não se adequam ao aumento. Papel e embalagens e de alguns produtos importados foram os principais componentes que tiveram uma variação em seu valor

Toda virada de ano ou de semestre ocorre o reajuste. Mas, como a venda desses materiais é feita por uma demanda maior através do e-commerce, muitas lojas tendem a manter os preços em baixa para agradar a clientela.

“Por ser um gasto obrigatório, as famílias que os têm geralmente sofrem com o impacto financeiro gerado no orçamento da família em três dimensões: a primeira a própria existência do gasto; a segunda, o valor deste gasta que, pela elevação dos preços (inflação) neste período; e, a terceira, a concentração, pois a aquisição dos materiais (que incluem livros e materiais didáticos) a serem adquiridos em um curto período. Em famílias que possuem dois ou mais filhos/dependentes, esse impacto (o peso no bolso/orçamento) é ainda maior”, diz o economista Antônio Carvalho.

Para os pais economizarem na compra do material escolar, Carvalho faz algumas recomendações. “Para minimizar/aliviar esse impacto, os principais cuidados e medidas que a família deve adotar são: primeiramente avaliar se a lista de materiais solicitadas pela escola esteja dentro da legalidade, ou seja, não haja na lista produtos solicitados indevidamente, para este aspectos os órgãos de defesa do consumidor monitoram e publicam a relação de produtos permitidos e não permitidos; a segunda medida é pesquisa de forma mais ampla possível para identificar o estabelecimento com a oferta de menor preço para cada item ou menor preço global (do total da lista) e fugir das variações e de preços extorsivos; uma terceira medido que pode contribui para economizar é negociar com a escola para fracionar a entrega, sendo entregues ama quantidade de itens prioritários no ato da matrícula e os demais nos próximos meses, possibilitando adquiri-los com preços mais baixos.”, finaliza o economista.

com informações da Tribuna da Bahia

Compartilhe no WhatsApp

MEI tem novo valor de contribuição previdenciária

Previous article

Pesquisa: Mais Médicos fez SUS economizar R$ 30 milhões em internações

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *