O rendimento médio mensal de todas as fontes no Brasil alcançou R$ 3.057 em 2024, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor representa o maior já registrado na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), superando o recorde anterior de R$ 2.974, observado em 2014.
A pesquisa leva em conta os rendimentos provenientes de todas as formas de trabalho, além de outras fontes como aposentadorias, pensões e programas de transferência de renda. O avanço indica uma recuperação significativa na renda média dos brasileiros após anos de estagnação e oscilações causadas por crises econômicas e pela pandemia de COVID-19.
Em 2024, cerca de 66,1% da população residente no Brasil, o equivalente a 143,4 milhões de pessoas, possuíam algum tipo de rendimento, um aumento em relação ao ano anterior, quando essa proporção era de 64,9%. O dado reforça a tendência de maior inserção econômica da população e aponta para um cenário de melhora gradual na distribuição de renda no país.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments