A busca de candidatos pela conquista dos votos do eleitorado religioso não tem agradado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em nota divulgada nesta terça (11), a entidade lamentou o que descreveu como “intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno”.
“Momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas de campanha e demais assuntos relacionados às eleições. Desse modo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamenta e reprova tais ações e comportamentos”, diz um trecho do documento.
A instituição não fez referência a candidatos ou situações específicas, mas a nota é emitida após a participação de do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Círio de Nazaré e às vésperas do dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Enquanto Bolsonaro confirmou presença no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, Lula afirmou que sua ausência nos dois eventos é para não “alimentar a guerra religiosa”.
com informações do iG e BNews
Compartilhe no WhatsApp
Comments