A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) empossar hoje, o professor e poeta Alessandro Fernandes como novo membro da instituição. A solenidade será realizada às 19h na sede da ALI, localizada na Rua Eusínio Lavigne Lemos, no coração do centro histórico de Ilhéus. Atual reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes assumirá a cadeira nº 9, que tem como patrono Bernardino José de Souza e foi fundada pelo escritor ilheense Adonias Filho. O novo acadêmico foi indicado pelos confrades Josevandro Nascimento (presidente da ALI), Jabes Ribeiro e Jane Hilda Badaró, para ocupar a vaga deixada pelo desembargador Luiz Pedreira Fernandes.
De acordo com a UESC, eleito em 26 de setembro de 2024, Alessandro declarou sentir-se “feliz e honrado” pela escolha. “Fazer parte desse grupo é uma coisa que sobeja o meu merecimento. É com muita humildade que serei empossado na Academia de Letras de Ilhéus”, afirmou o novo imortal.
A apresentação do novo acadêmico será feita pela professora e escritora Jane Hilda Badaró, que destacou a relevância da trajetória de Alessandro para a cultura e educação da região. “A Academia de Letras de Ilhéus ganha muito com a presença do Prof. Dr. Alessandro Fernandes. Poeta, intelectual, educador e gestor público, reitor da mais antiga e extremamente importante instituição pública de ensino superior da região grapiúna da Bahia”, declarou.
A cerimônia deve contar com a presença de membros da “Casa de Abel”, como é carinhosamente chamada a ALI, em referência ao poeta e fundador Abel Pereira, além de autoridades, familiares e admiradores da literatura regional.
Com informações da UESC
Compartilhe no WhatsApp
Comments