DestaquesPolítica

Receio de vexame e medo fazem Moro cogitar concorrer ao Senado

0

O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) pode desistir da candidatura a presidente para tentar uma vaga no Senado. Isso acontecerá se ele não decolar nas pesquisas. Segundo interlocutores ouvidos pela colunista do Uol, Carolína Brígido, se o ex-ministro de Bolsonaro não chegar aos 15% até fevereiro, abandonará a disputa presidencial para tentar ser senador.

Mas, não é só isso que pesa. A tese é de que Moro precisa de um mandato para ter foro privilegiado. A preocupação veio após a decisão do ministro Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União), que mandou a consultoria americana Alvarez & Marsal revelar os serviços prestados e os valores pagos a ele. Trata-se do escritório que Sergio Moro atuou como administrador judicial da Odebrecht, empreiteira investigada pela Lava Jato – e, portanto, alvo de decisões do então juiz na época.

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Furtado, que pediu a Dantas para adotar a medida, suspeita que Moro tenha atuado em um cenário de “conflitos de interesses, favorecimentos, manipulação e troca de favores entre agentes públicos e organizações privadas”.

As informações prestadas pela consultoria americana podem servir como base para a abertura de uma investigação judicial contra Moro. Assim, como senador ou presidente, ele responderia perante o STF (Supremo Tribunal Federal).

RESUMO DA ÓPERA – O ex-juiz sente como é diferente fazer política sob o manto do judiciário e ter que debater ideias e projetos para um país em crise, disputando com candidatos que têm experiência na vivência da disputa real. Moro viu como está bastante rejeitado nas pesquisas e aponta o plano B prevendo um vexame nas urnas. Estaria Sergio Moro com dois medos? Primeiro, ter uma votação pífia, confirmando que o herói do combate à corrupção era uma farsa. Ou ter que enfrentar Lula em um segundo turno, um debate mais que aguardado.

Com informações do Bahia Notícias

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus apresenta balanço parcial da arrecadação para vítimas das chuvas

Previous article

Servidores do Banco Central iniciam entrega de cargos e falam em greve

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *