Em seu estudo mensal sobre as negociações coletivas no Brasil, no mês de maio deste ano, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos e Socioeconômicos) concluiu que reajuste salarial acima da inflação só ajuda a economia do País. Afinal, dinheiro de trabalhador volta rapidamente para compras nos diversos setores do comércio, especialmente os de lojas e supermercados, fazendo com que indústria e agricultura produzam mais.
O estudo confirmou a tendência de melhora para a classe trabalhadora no governo Lula. Em 87,3%, as negociações das campanhas salariai tiveram ganhos acima da inflação. Nove em cada dez trabalhadores brasileiros sindicalizados tiveram aumento de poder de compra real. O ganho real obtido pelos trabalhadores e trabalhadoras foi em média 1,86%.
Segundo o Dieese, cerca 85,2% dos 4.027 reajustes analisados resultaram em ganhos reais aos salários, com aumento médio de 1,63% acima da inflação sobre os salários. Isso mostra a importância dos sindicatos na vida de um país, pois mobilizam as categorias para melhorar os salários. São os acordos que garantem direitos e poder de compra. Segundo o Dieese, para o restante de 2024, o cenário é de ganhos.
CLIQUE AQUI e veja o estudo completo do Dieese
com informações do Dieese
Compartilhe no WhatsApp
Comments