DestaquesPolítica

Rastreamento ilegal de celulares no governo Bolsonaro teve ‘cerco ao STF’

0

A Polícia Federal investiga um esquema de rastreamento ilegal de celulares pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Alvo da operação deflagrada nesta sexta (20), inclui um uso “sistemático” da ferramenta durante o período eleitoral e um “cerco ao STF”.

Investigadores ligados ao caso passaram as informações à TV Globo e um desses interlocutores afirmou que, durante meses, a espionagem eletrônica rastreou “centenas de celulares” de quem frequentava o STF. Além dos servidores do tribunal, foram monitorados advogados, policiais, jornalistas e os próprios ministros.

A investigação identificou 33 mil acessos da localização telefônica dos mais diversos alvos. Em nota, a Abin disse que instaurou procedimento para apurar o caso, que todas as solicitações da PF e do STF foram atendidas e que colaborou com as investigações desde o início.

APAGARAM TUDO

Para não deixar rastros, os criminosos apagaram a grande maioria dos acessos ilegais. A lista inclui um homônimo do ministro do STF, Alexandre de Moraes, o que reforça a desconfiança de que ele tenha sido alvo do esquema ilegal. Segundo a PF, até o momento, não há indícios de que tenham, de fato, acessado trocas de mensagens ou qualquer material nos celulares monitorados.

com informações do g1

Compartilhe no WhatsApp

Jogos Estudantis de Itabuna são Inaugurados com competições de vôlei

Previous article

Amanda Santos destaca importância da categoria e o feriado na segunda (23)

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *