Nova pesquisa do instituto Datafolha revela a força do PT, após momentos de grandes crises. A legenda alcançou seu melhor resultado na preferência partidária do brasileiro desde 2013.
No estudo divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, a sigla é a preferido de 28% dos brasileiros. Bem distante, em segundo lugar, aparecem empatados PSDB e MDB, com 2%. PDT e PSOL vem em seguida empatados tecnicamente com 1%. Os demais partidos não chegaram a pontuar.
O desempenho caiu durante o mandato da presidente Dilma Rousseff. Logo após as manifestações de junho de 2013, o instituto registrou que, no final daquele mês, o partido foi citado por 19%. Três meses antes, era 29%.
A pesquisa foi realizada de 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas, em 191 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.
RESUMO DA ÓPERA – Crises políticas não podem ser vistas superficialmente. Outros partidos até mudaram de nome. Tiraram, inclusive, o P para que não fossem vistos como partidos, e sim como organizações novas. Recentemente, vários escândalos de corrupção envolveram políticos de quase todas legendas que mudaram de nome. A cada crise que envolvia pessoas do PT, diziam que o partido havia morrido, que acabou. Entretanto, em todas as pesquisas, sempre liderou a preferência dos brasileiros. Seguramente porque construiu um legado de políticas públicas que melhoraram a vida de milhões dos brasileiros que mais precisam do Estado, governando o Brasil, estados e municípios. Na política, é sempre bom ver o conjunto da obra e não um momento ou fato isolado, principalmente porque está sempre em jogo a disputa pelo poder.
Com informações do iG
Compartilhe no WhatsApp
Comments