Mesmo tendo usado o Auxílio Brasil como instrumento para ter a simpatia dos mais pobres, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem a preferência do eleitor que recebe o benefício. Dados da pesquisa do Instituto FSB mostram que, entre os beneficiários diretos do auxílio, 59% disseram que irão votar em Lula, enquanto apenas 17% optaram por Bolsonaro e 22% citaram outros candidatos.
O benefício foi criado justamente em substituição ao Bolsa Família, um dos programas símbolo da era PT à frente do governo federal.
A pesquisa revela ainda que no grupo dos que não são cadastrados no programa, mas tem alguém da casa que recebe, 58% afirmaram que irão votar em Lula. Enquanto 25% escolheram Bolsonaro e 15% falaram outros candidatos. Entre aqueles que não recebem o Auxílio nem tem ninguém em casa que receba, o presidente se aproxima mais da média geral: tem 30% contra 40% do petista.
No geral, os números mostraram que Lula tem 43% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 29%. O Instituto FSB ouviu 2 mil pessoas, entre os dias 18 e 20 de março de 2022.
com informações do IG
Compartilhe no WhatsApp
Comments