DestaquesGeral

Queimadas na Amazônia criam “corredor de fumaça” que atinge diversos estados do Brasil

0

Uma densa camada de fumaça tem coberto o céu de várias regiões do Brasil, refletindo o impacto devastador das queimadas na Amazônia, que registrou o maior número de focos de incêndio dos últimos 17 anos. Desde janeiro, a floresta já contabilizou 59 mil focos de fogo, o maior número desde 2008, e a tendência é de aumento, pois o levantamento é realizado mensalmente e o mês de agosto ainda não terminou. A fumaça gerada por essas queimadas está viajando por milhares de quilômetros, espalhando-se por diversas partes do país.

A situação é agravada pela seca severa que afeta mais de mil municípios brasileiros e pelo acúmulo de fumaça proveniente de outras regiões como o Pantanal, Rondônia, onde o Parque Guajará-Mirim sofreu uma queimada há um mês, e da Bolívia. Esse cenário forma uma espessa camada cinza na atmosfera, criando o que tem sido chamado de “corredor de fumaça”, que se estende por várias partes do Brasil.

Até o momento, há registros de presença dessa fumaça nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Rondônia, oeste do Paraná, partes de Minas Gerais, trechos de São Paulo e Amazonas. A situação alerta para os efeitos das queimadas não apenas no ecossistema local, mas em todo o território brasileiro.

 

com informações do G1

(foto divulgação/fiocruz)

Compartilhe no WhatsApp

Polícia Militar de Itabuna apreende 34 kg de drogas em operação no bairro Nova Califórnia

Previous article

A bola da vez: governo tem mais de 100 pedidos para bets operarem

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *