Um grupo de 12 pessoas e quase 20 mulas deixou a cidade Pé de Serra no dia 3 de julho, com destino ao município de Barretos, em São Paulo. O objetivo da aventura é participar da tradicional Festa do Peão de Barretos, que acontecerá entre 15 e 25 de agosto. Neste domingo (21), os viajantes se encontram em Catuti, no estado de Minas Gerais. Nesses 18 dias, os viajantes percorreram cerca de 730 quilômetros e ainda restam mais de 1 mil quilômetros.
Eles são acompanhados de um grupo de apoio, incluindo um veterinário e um ferreiro. Um caminhão transporta medicamentos e alimentos. O percurso é trilhado, na maior parte do tempo, em estradas de terra. A ideia partiu do vaqueiro Marinho Fernandes, 52, que é vocalista da banda de forró Sela Vaqueira. Ele conta que participou da Festa de Barretos em 2019 e conheceu um idoso de 62 anos, que percorreu quase dois mil quilômetros para estar no evento. Então, decidiu que faria algo parecido.
“A nossa maior preocupação é com o bem-estar dos animais. Temos um ferrador e um veterinário nos acompanhando. São três carros de apoio e um caminhão, que transporta os animais quando estão descansando”, conta. “Nós estamos recebendo muito apoio em todos os lugares que passamos, graças a Deus. Estamos firmes e fortes, descansando em Catuti, e amanhã vamos seguir viagem. A nossa dormida é embaixo das árvores e currais. Enfrentamos algumas dificuldades, como frio em algumas cidades”, diz ele, que é acompanhado por empresários, vendedores e fazendeiros.
Toda aventura é compartilhada no perfil do Instagram @selavaqueira. Entre os homens, uma mulher integra a equipe: Marinalva Carneiro, de 71 anos. Natural de Feira de Santana, ela é conhecida como Mulher do Jegue. A viagem dos baianos lembra uma atividade comum no século XVII. Montados em mulas e cavalos, os tropeiros transportavam alimentos das áreas produtoras até os centros consumidores das cidades.
com informações do Correio24h
Compartilhe no WhatsApp
Comments