DestaquesPolítica

PT sabe que PF deve fazer operações contra aliados de Lula

0

A campanha de Lula está se preparando para possíveis operações da Polícia Federal (PF) que poderiam atingir aliados do ex-presidente a pouco dias das eleições.

“Recebemos informações de que setores do Estado aparelhados pelo bolsonarismo estariam buscando forjar fatos que justifiquem operações bizarras contra nosso campo democrático”, afirma o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho, coordenador da campanha de Fernando Haddad (PT) ao Governo paulista e integrante da campanha de Lula.

Marinho afirma que o partido já estuda “medidas judiciais para evitar essa violência contra a democracia”. Procurada, a PF não respondeu até a conclusão deste texto.

A operação da PF que teve o governador de Alagoas Paulo Dantas (MDB-SP) fez com que o sinal de alerta soasse ainda mais forte no PT. O emedebista apoia Lula e é aliado do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que faz forte oposição ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) no estado.

JÁ ACONTECEU ANTES

Esse tipo de situação aconteceu nas eleições passadas. Em 2018, o então juiz Sergio Moro incluiu uma delação de Antonio Palocci em ação contra Lula. A seis dias das eleições, levantou o sigilo das informações, atingindo a campanha de Fernando Haddad (PT-SP), que disputava a Presidência contra Jair Bolsonaro.

Dois anos depois, o Supremo Tribunal Federal retirou a delação de Palocci da ação contra Lula. Ao votar, o ministro do STF Ricardo Lewandowski afirmou que tudo indicava que Moro quis criar um fato político dias antes da eleição. O ministro Gilmar Mendes disse que o acordo de Palocci tinha sido juntado aos autos há tempos, e que a “demora” em sua divulgação “parece ter sido cuidadosamente planejada pelo magistrado [Moro] para gerar verdadeiro fato político na semana que antecedia o primeiro turno das eleições presidenciais de 2018”.

com informações do Bahia Notícias

Compartilhe no WhatsApp

É da Ufba primeira brasileira a apresentar TCC sobre Metaverso

Previous article

Dois complexos eólicos e ampliação industrial asseguram R$ 2 bilhões na Bahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *