A bancada do PT na Câmara dos Deputados enviou, nesta sexta (3), uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) para investigar o presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna. Isso, por supostos crimes contra a ordem econômica e relações de consumo.
Segundo o site Metrópoles, os deputados argumentam que a alta no preço dos combustíveis é resultado de uma prática abusiva. “O Preço de Paridade de Importação é uma escolha de governo, instituída por Michel Temer e mantida por Jair Bolsonaro e pelo Presidente da Petrobras. Tal prática é abusiva e ilegal uma vez que eleva, sem justa causa, o preço do produto comercializado, em evidente afronta ao art. 39, X do Código de Defesa do Consumidor”, afirmam os parlamentares na representação.
Na ação, também alegam que a “explosão de valores” é “resultado direto” da política da estatal de atrelar os preços ao mercado externo. Essa medida não considera os custos nacionais de produção, e que o Brasil é autossuficiente na produção de petróleo.
Compartilhe no WhatsApp
Comments