Criado pelo presidente Lula (PT), o Universidade para Todos (Prouni) tem ajudado pessoas mais pobres com bolsas de estudo integrais e parciais em universidades privadas. Nesta sexta (23), o Ministério da Educação (MEC) divulga o resultado da segunda chamada referente à seleção do segundo semestre de 2024. Os estudantes devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior AQUI.
Neste ano, o MEC ofertou 651.483 bolsas, entre integrais (100%) e parciais (50%). Nas duas edições do ano, o programa teve 910.419 candidatos inscritos. Como cada participante pode escolher até dois cursos, o Prouni teve mais de 1,8 milhão de inscrições neste ano.
DOCUMENTOS
Segundo o MEC, os pré-selecionados devem comprovar, presencialmente ou encaminhar por meio virtual, para a instituição de educação superior para a qual se inscreveram todas as informações prestadas no ato da inscrição, até 4 de setembro. A documentação será encaminhada ao coordenador do Prouni dentro da própria instituição.
As universidades precisam disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento. Ao receber a documentação do candidato, devem, obrigatoriamente, entregar ao candidato um comprovante da entrega. E precisarão registrar a aprovação ou reprovação dos participantes no Sistema Informatizado do Prouni. As instituições também devem emitir o termo de concessão de bolsa ou de reprovação do pré-selecionado.
CRONOGRAMA
Após a comprovação das informações, o MEC abrirá a lista de espera aos interessados em obter bolsas de estudo, ainda neste segundo semestre. Os interessados em participar da lista deverão se manifestar pelo site do Prouni, nos dias 11 e 12 de setembro. O resultado da lista estará disponível no dia 17 do mesmo mês.
Entre 17 e 26 de setembro, os pré-selecionados por meio da lista devem entregar, nas universidades, a documentação que comprove as informações prestadas no ato da inscrição.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments