DestaquesPolítica

Propostas de Lula para o fim da guerra serão analisadas pela Rússia

0

Com vários acordos comerciais firmados pelo Brasil com a Rússia e a Ucrânia, o presidente Lula encaminhou várias propostas de paz relacionadas ao possível fim da guerra entre os países europeus, que faz um ano nesta sexta (24). O intuito do chefe do Executivo brasileiro é mediar as negociações em torno do fim do conflito.

Segundo o vice-ministro de Relações Exteriores russo, Mikhail Galuzin, as propostas enviadas pelo presidente brasileiro tem como um dos focos a correção de “erros de cálculo no campo da segurança internacional”. “Tomamos nota das declarações do presidente do Brasil sobre o tema de uma possível mediação, a fim de encontrar caminhos políticos para evitar a escalada na Ucrânia, corrigindo erros de cálculo no campo da segurança internacional com base no multilateralismo e considerando os interesses de todos os atores”, afirmou em entrevista à agência de notícias russa TASS.

Galuzin disse que o governo russo examina as iniciativas, “principalmente do ponto de vista da política equilibrada do Brasil e, claro, levando em consideração a situação ‘no terreno'”. A autoridade russa reconhece a posição de equilíbrio do Brasil, que se opõe ao envio de armamentos a Kiev, mesmo diante da pressão de países como os Estados Unidos.

Um dos motivos para o brasileiro adotar essa posição e o fato de que Brasil e Rússia são parceiros tanto no âmbito global, os dois países fazem parte do BRICS, como em relações bilaterais. “Gostaria de enfatizar que a Rússia valoriza a posição de equilíbrio do Brasil na atual situação internacional, sua rejeição a medidas coercitivas unilaterais tomadas pelos EUA e seus satélites contra nosso país e a recusa de nossos parceiros brasileiros em fornecer armas, equipamentos militares e munição para o regime de Kiev”, enfatizou Galuzin.

com informações do iG

Compartilhe no WhatsApp

Emasa conserta rede rompida sem afetar distribuição de água

Previous article

Prefeitura recupera via de acesso dos ônibus em Nova Ferradas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *