DestaquesEconomia

Projeto qualificará mão de obra especializada para setor turístico

0

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lança, nesta quarta (26), o Projeto Qualifica Turismo 2023. O evento acontecerá às 9h, no Hotel Fiesta, no Itaigara, em Salvador. O projeto é uma parceria da Setre com a Secretaria de Turismo (Setur) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Com investimento é de R$ 2,8 milhões, oriundos do Fundo Estadual do Trabalho (FTE), o Qualifica Turismo vai formar mão de obra especializada para atuar no Turismo, através de cursos de alto nível.

Estarão presentes no ato, o titular da Setre, Davidson Magalhães, o secretário do Turismo, Luís Maurício Bacellar, os dirigentes da Abrasel, Luiz Henrique do Amaral e Leandro Menezes, além de representantes do trade turístico.

“Nós sempre tivemos algumas turmas voltadas para o Turismo, mas desta vez estamos dando esse enfoque a partir da demanda do próprio setor, considerando a implantação de projetos na Bahia que devem gerar uma crescente demanda no turismo, como é o caso da Ponte Salvador-Itaparica. Ao mesmo tempo, estamos abrindo oportunidades para pessoas que têm alguma dificuldade de inserção no mercado ou são grupos estratégicos para a economia”, explica Anelise Barbosa, da Coordenação de Qualificação Profissional, vinculada à Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho da Setre.

CURSOS E PÚBLICO-ALVO

Inicialmente serão 50 turmas, beneficiando 1.000 pessoas nas 13 Zonas Turísticas da Bahia. Será um total de 116 turmas com atendimento previsto de 2.320 beneficiários. Serão oferecidos cursos para recepcionista de hotel com noções de inglês e espanhol, condutor de turismo com ênfase no turismo religioso, camareiro, artesanato de biojoias e ecojoias, técnicas de vendas com noções de inglês, garçom e barman, sommelier, marcenaria náutica e mecânica náutica.

Os cursos têm como público-alvo: desempregados que buscam atualização profissional e reinserção no mundo do trabalho; pessoas com deficiência; idosos; aprendizes; estagiários; trabalhadores resgatados de condição análoga à de escravo; familiares de egressos do trabalho infantil; trabalhadores cooperativados; empreendedores individuais; trabalhadores rurais; pescadores artesanais; internos e egressos do sistema prisional e de medidas socioeducativas.

De acordo com a Setre, as matrículas serão abertas nos próximos meses. Interessados devem procurar uma unidade do SineBahia para acompanhar as datas das inscrições. Basta acessar o site da Setre AQUI.

com informações da Setre

Compartilhe no WhatsApp

Prefeitura limpa áreas atingidas pelas chuvas em Ilhéus

Previous article

FASA faz doação para Hospital de Base de Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *