A Emasa segue com obras do Projeto Mais Água para a Cidade em Itabuna, o maior investimento em saneamento básico dos últimos 40 anos. Uma nova tubulação foi implantada na rede adutora da Avenida José Soares Pinheiro.
Nessa via, estão sendo implantados cerca de um quilometro de rede, que fará a travessia subterrânea sobre um trecho da BR-101. Será implantado ainda um túnel Armco, tecnologia que utiliza o método não-destrutivo, ligando a rede à Estação de Tratamento de Água (ETA), no Bairro São Lourenço.
O prefeito Augusto Castro (PSD) lembrou que o projeto está sendo tocado numa parceria entre a Prefeitura e a Emasa. Com sua conclusão vai acabar com o problema crônico do fornecimento de água intermitente na cidade, beneficiando pouco mais de 140 mil pessoas.
“Itabuna é uma das mais importantes cidades da Bahia. Não podemos permitir que em pleno século 21, a nossa gente sofra com o fornecimento de água irregular. Estamos trabalhando para mudar essa triste realidade e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou Castro.
MAIS DE 80% DOS BAIRROS BEM
Segundo o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, nessa primeira etapa do projeto estão sendo investidos pouco mais de R$ 17 milhões, na instalação de 6.049 metros de rede adutora e pouco mais de 2 mil metros de rede de distribuição. “Após a implantação da rede e sub-rede, serão instalados dois grandes reservatórios, ao custo de pouco mais de R$ 8 milhões. Um com 5 milhões e outro com 3 milhões de litros d’água, respectivamente, no Loteamento Jardim Cordier e no Bairro Novo Lomanto”, detalhou.
Ao final do Projeto Mais Água para a Cidade, mais de 80% dos bairros de Itabuna terão o fornecimento de água regularizado, eliminando o atual sistema de manobras. A previsão de conclusão das obras é no primeiro semestre de 2024.
com informações da Emasa
Compartilhe no WhatsApp
Comments